Saugella

Odor vaginal – normal ou não?

Existe um mito comum de que a vagina tem um cheiro forte. Na realidade, é normal que a vagina tenha um odor suave e neutro, não forte ou desagradável. A presença de um cheiro forte pode ser um sinal de infeção ou outro problema que afeta aquela zona.

Uma vagina normal e saudável é um ecossistema notavelmente bem equilibrado, com um mecanismo de autodefesa eficaz. Ao contrário de outras partes do corpo, que teriam problemas se não fossem lavadas regularmente, a vagina raramente “precisa de atenção” e só ocasionalmente apresenta problemas. Assim como a pele e a boca, a lubrificação natural e a humidade da vagina produzem um leve odor, que, como no cheiro de saliva ou suor fresco, é distinto, sem ser excessivamente perturbador. O odor feminino pode mudar um pouco ou tornar-se mais forte durante a excitação sexual e durante a menstruação /o período, mas isso também é normal. Com isso em mente, as mulheres podem ocasionalmente sentir um cheiro forte (frequentemente descrito como um cheiro “a peixe") que vem da vagina, que é geralmente acompanhado por outros sintomas como uma sensação de ardor ou comichão e corrimento espesso. Provavelmente, trata-se de um sinal de infeção ou outro problema, e é um bom motivo para consultar o seu médico e descobrir o que se passa realmente. O odor feminino ou “cheiro a peixe” são sinais comuns de doenças sexualmente transmissíveis; portanto, se é sexualmente ativa, é aconselhável fazer o despiste.

Como lidar com o odor vaginal?

Um odor vaginal normal não é motivo de preocupação e pode ser ignorado com segurança na sua vida diária. Cada mulher é diferente e tem um cheiro diferente, assim como diferentes quantidades de fluido e corrimento vaginal. Se está preocupada com o odor vaginal, o melhor a fazer é, primeiro, certificar-se de que não tem nenhum tipo de infeção. Depois de ter eliminado essa possibilidade, tente lidar com o sintoma considerando-o um sinal de que é uma mulher saudável. Se o odor vaginal for um sinal de algo mais sério, o seu médico irá recolher uma amostra do revestimento vaginal para identificar o problema, a fim de poder prescrever o tratamento correto.

Boa higiene íntima para evitar odores

Uma boa higiene íntima é uma ótima maneira de evitar cheiros pouco habituais ou fortes. Pode lavar a zona vulvar (genitais externos) com água e, uma vez por dia, com um produto de higiene íntima especialmente desenvolvido para o efeito. Evite usar produtos altamente perfumados, pois isso pode causar irritação ou agravar o problema. Uma medida óbvia para uma boa higiene é trocar a roupa interior regularmente e optar por fibras naturais, como algodão ou seda, em vez de fibras sintéticas. Os materiais naturais permitem que haja ventilação e evitam a acumulação de transpiração ou humidade que incentivam o crescimento de bactérias ou fungos.