Saugella

Prevenção para mulheres em idade fertil - curiosidades

Síndrome pré-menstrual? Algumas mulheres sofrem muito...

A Síndrome Pré-Menstrual (SPM) caracteriza-se como um conjunto de sintomas físicos e psicológicos inter-relacionados, associados ao ciclo menstrual ou à menstruação das mulheres. Afeta milhões de mulheres em todo o mundo, mas só foi reconhecida como condição clínica em 1930. Cerca de 75% das mulheres são afetadas, com manifestações de sintomas que vão desde muito leves a graves (cerca de 15% das mulheres). A SPM é frequentemente acompanhada pelo Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), cujos sintomas psíquicos são tão significativos que interferem no trabalho, nas atividades sociais e nas relações pessoais. Cerca de 3% das mulheres sofrem desta condição.

Os altos e baixos da fertilidade

A idade fértil feminina dura cerca de 40 anos, dos 12 aos 52. Durante esses 40 anos, a taxa de fertilidade varia, atingindo o seu pico entre os 20 e 30 anos. A possibilidade de engravidar começa a diminuir significativamente após os 32 anos, sendo ainda mais reduzida em torno dos 40. A fertilidade é afetada pelo estilo de vida da mulher (dieta, tabagismo, stress etc.), mas também pela saúde íntima. Por exemplo, alguns estados inflamatórios prolongados ou certas infeções, como Clamídia, podem reduzir a fertilidade.

Extratos naturais para o bem-estar íntimo

O Thymus vulgaris (tomilho) tem uma poderosa atividade antimicrobiana, a Salvia vulgaris (salva) é um descongestionante e a Calendula officinalis (calêndula) tem uma ação calmante, propriedades estas, demonstradas cientificamente. Por este motivo, os produtos de higiene íntima formulados com os extratos naturais adequados e combinados com um nível de pH correto, podem proporcionar um bem-estar íntimo e uma prevenção eficaz durante cada fase da vida.