Saugella

Quando se torna o corrimento vaginal um problema?

O corrimento vaginal é uma parte normal do mecanismo de autolimpeza da vagina e, geralmente, não é motivo para preocupação. A maioria das mulheres passa por variações no corrimento vaginal, que oscilam em função do seu ciclo mensal regular. Continue a ler para aprender a conhecer as funções do corrimento vaginal, e quando o corrimento excessivo ou com cor pode sinalizar uma infeção.

Longe de ser um sinal de problemas, quantidades razoáveis de corrimento vaginal são perfeitamente normais e desempenham uma função importante no transporte de células mortas e bactérias para fora do colo do útero e da vagina. Isto ajuda a manter a vagina limpa e sem infeções. A maioria das mulheres tem um corrimento transparente ou branco leitoso, mas um corrimento levemente castanho é normal nos dias que antecedem a menstruação / o período. Tal como a própria vagina, o corrimento tem um cheiro suave. No entanto, se o cheiro, a quantidade ou a consistência do corrimento se alterarem significativamente, pode haver motivo para preocupação. Da mesma forma, se o corrimento atípico ou diferente for acompanhado de outros sintomas como comichão, ardor ou dor.

Causas de corrimento atípico

Corrimento espesso, leitoso, esbranquiçado/amarelado ou com mau cheiro pode sinalizar um problema vaginal. O problema pode ser algo tão simples como irritação causada pela utilização de um produto perfumado na sua zona vaginal, ou pode ser um sinal mais sério de uma infeção sexualmente transmissível. Quando consultar o seu médico, ele perguntará quais são os seus sintomas e poderá recolher uma amostra do corrimento para verificar a sua causa. O tratamento apropriado será diferente, de acordo com o tipo de infeção e a utilização de um tratamento incorreto pode ter o efeito oposto – por exemplo, a utilização de antibióticos pode aumentar o risco de uma infeção fúngica ou piorar uma infeção fúngica existente; por isso, é importante ter certeza do problema antes de iniciar o tratamento.

Como manter uma vagina saudável?

De acordo com o ditado de que “mais vale prevenir do que remediar”, manter uma boa higiene íntima é a melhor maneira de manter a zona vaginal saudável e evitar infeções. É uma boa prática lavar a zona íntima diariamente, mas evite produtos de lavagem fortes, como sabão antibacteriano ou banho de espuma. Pode usar produtos de higiene íntima especialmente desenvolvidos para a higiene feminina, pois limparão e nutrirão a zona suavemente, sem causar irritação. Alguns produtos de higiene íntima são adaptados às necessidades específicas e enriquecidos com ingredientes ativos naturais. Use roupa íntima de algodão ou seda para permitir que a zona respire.