Saugella

O que é candida e que problemas pode causar?

A candida é um tipo de levedura (fungo) encontrado em todo corpo humano em pequenas quantidades. A candida é relativamente inofensiva, a menos que um desequilíbrio no corpo faça com que comece a crescer descontroladamente.

É incrível a quantidade e variedade de microrganismos e fungos que vivem nos nossos corpos sem sabermos. A candida é simplesmente um desses organismos. Está presente, em pequenas quantidades, em todos os corpos, preferindo áreas húmidas e quentes, como a boca, a virilha ou a vagina, mas também surge no intestino e na pele. Os nossos corpos mantêm um equilíbrio cauteloso, procurando controlar o crescimento da candida. No entanto, períodos de stress, a utilização de contracetivos orais com alto conteúdo de estrogénio, a gravidez ou condições como diabetes e imunossupressão podem resultar num aumento descontrolado do seu crescimento, levando a uma condição chamada candidíase vaginal. Os sintomas são sensibilidade geral da zona vaginal, comichão intensa e um corrimento espesso que faz lembrar leite coalhado. As mulheres são particularmente suscetíveis a infeções genitais por fungos, sendo a zona da vagina quente e húmida, o ambiente ideal para o crescimento de candida. Geralmente, o mecanismo de auto-defesa da vagina e as bactérias benéficas operam no sentido de manter o seu crescimento sob controlo, mas a introdução de fungos novos devido à falta de higiene (por exemplo: partilha de toalhas ou reutilizar roupas sujas) ou uma situação de uso de antibióticos que mate as “boas bactérias” pode resultar no desconforto de uma infeção fúngica.

Tratamento da candida

Os sintomas do crescimento excessivo de candida são dolorosos e desconfortáveis e podem ser altamente perturbadores. Além da comichão ou dor, também pode sentir-se cansada e ter de repousar mais do que o normal, pois o seu corpo gasta energia para lidar com a infeção. O tratamento é geralmente feito com um creme antifúngico calmante que pode ser aplicado dentro da vagina para reduzir a comichão e neutralizar a infeção (consulte o seu médico ou farmacêutico). A longo prazo, pode ser necessário evitar alimentos com alto teor de leveduras e açúcar, como vinho, cerveja, refrigerantes e pão.

Como vencer a candida?

As infeções por fungos vaginais ocorrem geralmente em resultado de falta de higiene íntima; portanto, pode tomar medidas para ajudar a manter a candida em níveis adequados, lavando-se diariamente, mas evitando sabão agressivo e produtos antibacterianos na região genital sensível, pois geralmente causam irritação e perturbam o equilíbrio do ecossistema vaginal. No que diz respeito aos produtos de lavagem, escolha apenas aqueles que foram especialmente desenvolvidos para cuidados de higiene íntima, com ingredientes ativos naturais e que não perturbarão a flora bacteriana vaginal fisiológica nem causarão irritação. Por vezes, mulheres com candidíase vulvovaginal recorrente descrevem uma relação entre consumo exagerado de açúcar refinado e o aparecimento de candidíase vaginal sintomática. Portanto, se é propensa a candidíase, evite comer muitos alimentos com açúcar refinado.