Saugella

Prevenção para mulheres com mais de 50 anos

A nutrição pré ou pós é importante?

Estar em forma ajuda a enfrentar a menopausa com mais positividade. É aconselhável fazer uma dieta mais saudável, rica em vegetais e frutas, uma vez que também ajuda a controlar o peso, que constitui uma variável de alto risco durante este período. A soja pode ser benéfica para mulheres na menopausa, dado que contém muita proteína e é uma fonte de isoflavonas, que afetam positivamente o equilíbrio estrogénico.

Pense positivamente

Para as nossas avós, a menopausa marcou o início da velhice. Hoje, temos uma expectativa de vida mais longa e a menopausa deve ser encarada pelo que efetivamente é: uma condição fisiológica típica da idade madura feminina. Sentir-se deprimida, sentir-se em baixo ou menos atraente, ameaça consequentemente o bem-estar pessoal e não reflete a situação real e atual das mulheres com mais de 50 anos dos nossos dias. Hoje somos ativas, envolvidas nas nossas carreiras e, com frequência, usufruímos de mais liberdade e autoconfiança do que quando tínhamos 30 anos!

Afrontamentos: o que fazer?

Mais de 50% das mulheres na pré-menopausa sofrem de afrontamentos. Geralmente, desaparecem depois de 2 ou 3 anos, mas podem durar mais tempo. Os afrontamentos são produzidos por fortes variações no nível de estradiol no sangue, existindo mulheres que reportam este sintoma em diferentes fases do dia. São ocorrências que provocam desconforto e irritação e, quando experimentadas num contexto social, causam muito incómodo. O que se deve fazer nestes casos? Fale com o seu médico!