Saugella

Prevenção durante a gravidez

Estritamente para homens (Quem define o sexo do seu bebé?)

Durante séculos, as mulheres foram injustamente acusadas de “não serem capazes de dar à luz meninos” quando tinham apenas bebés do sexo feminino. No entanto, o género é determinado na conceção pelo espermatozóide e não pelo óvulo. Ao contrário do óvulo, que contém apenas cromossomas X (femininos), o espermatozóide pode conter cromossomas X ou Y. Somente o espermatozóide consegue fertilizar o óvulo (que é sempre X) e gerar um indivíduo XY, que é do sexo masculino.

Mais exposição ao risco

Na gravidez, as defesas imunológicas tornam-se mais tolerantes: isso significa que o sistema imunológico, para “aceitar” o feto, é menos reativo contra corpos estranhos, o que também significa que é menos eficiente em termos de proteção. Isto, em combinação com a pressão do útero na vagina e bexiga e os desequilíbrios hormonais, expõe as mulheres a um maior risco de infeções genitais, que são perigosas, pois podem levar ao parto prematuro. Uma higiene íntima diária com produtos de qualidade, capazes de proteger ativamente a mulher do risco de infeções, é algo imprescindível.

Lágrimas fáceis

É mais fácil chorar durante a gravidez! Por vezes com alegria… mas não só. A mistura explosiva de hormonas, o aumento da sensibilidade, as preocupações normais do dia-a-dia e, por vezes, o medo do parto e de não ser capaz de lidar com a situação, tornam as mulheres mais suscetíveis a variações de humor e a choro sem motivo aparente. Se se emociona ao assistir a um filme, mesmo sem razão, ou à mínima discussão com o seu parceiro, não se preocupe! Está grávida e tudo lhe é perdoado!