Saugella

Lubrificação vaginal – um incrível fenómeno natural

A vagina é um órgão incrível, com muitos recursos e mecanismos desenvolvidos para facilitar os eventos de procriação normais, como a relação sexual e o parto. Continue a ler para saber mais sobre a lubrificação natural feminina e o seu papel numa vagina saudável.

A lubrificação vaginal é realizada por um líquido transparente que está sempre presente na vagina em pequenas quantidades. A sua função é hidratar as paredes vaginais e ajudá-las a permanecerem espessas e elásticas, para que possam esticar e permitir a relação sexual ou a passagem de um bebé durante o parto. A lubrificação em si também é um fator importante para facilitar a relação sexual, e um dos fatores na excitação de uma mulher é um aumento significativo na quantidade de fluido lubrificante. Isso tem a função de tornar a vagina mais “escorregadia”, protegendo as paredes vaginais da fricção e do atrito, que de outra forma poderiam ocorrer. A lubrificação natural feminina tem um odor neutro, que pode tornar-se mais intenso em período de excitação. Como ocorre com praticamente tudo o que está relacionado com o corpo humano, cada mulher é diferente e poderá ter diferentes quantidades consideradas “normais” de lubrificação. Há uma tendência para a quantidade de lubrificação aumentar durante a idade fértil e depois diminuir durante a menopausa.

O problema da lubrificação vaginal reduzida

Embora a vagina tenha o seu próprio mecanismo de lubrificação, há períodos na vida em que uma mulher pode ter problemas por falta de fluido lubrificante. Essa secura vaginal pode ocorrer como resultado de irritação ou após a redução do nível de estrogénio (hormona), que geralmente ocorre após o início da menopausa. A secura vaginal pode ser desconfortável e causar problemas, em particular a mulheres sexualmente ativas. Felizmente, existem hidratantes vaginais e lubrificantes artificiais disponíveis para combater esses problemas. A ajuda a longo prazo, na forma de terapêutica hormonal de substituição, também pode ser uma opção. Consulte o seu médico para discutir o melhor tratamento para si.

Lubrificação e vida do dia-a-dia

A lubrificação natural feminina é fisiológica e a sua ausência pode causar vários problemas. Por outro lado, algumas mulheres também produzem quantidades excessivas de lubrificação vaginal. Embora seja normal haver variações nas quantidades de fluido vaginal e corrimento ao longo do ciclo mensal, Elevadas quantidades de lubrificação natural podem resultar na necessidade permanente de proteção (pensos diários). Embora inconveniente, esta condição é perfeitamente saudável e não deverá ser uma preocupação. Deve pensar em consultar um médico se o líquido ou o corrimento mudarem de cor, consistência ou apresentarem um odor forte (cheiro de peixe). Se não tiver esses sintomas, altos níveis de lubrificação são infinitamente preferíveis ao desconforto e à irritação da secura vaginal.