Saugella

Quais as causas do desconforto vaginal e o que fazer?

A vagina é uma zona que precisa da sua atenção, especialmente durante a menstruação / o período. Com o seu mecanismo eficaz de “autolimpeza”, a vagina é praticamente autossuficiente. No entanto, praticamente todas as mulheres ao longo da vida sofrem de desconforto vaginal por um motivo ou outro. Continue a ler para saber mais sobre como manter a sua vagina saudável e quando procurar ajuda médica.

Algumas mulheres têm a sorte de, ao longo da sua vida, sofrerem apenas surtos ocasionais de dor associadas à menstruação / ao período. No entanto, a maioria de nós experimentará desconforto vaginal por um motivo ou outro, seja devido a uma infeção ou às alterações provocadas pela gravidez ou pela menopausa. Os sintomas de desconforto podem incluir secura vaginal, comichão vaginal, corrimento vaginal anormal ou odor vaginal forte. As causas podem ser amplas e variadas e, se alguns sintomas desaparecem espontaneamente, outros podem precisar de intervenção médica através da utilização de antibióticos ou antimicóticos para eliminar uma infeção. As infeções sexualmente transmissíveis, como a clamídia ou a tricomoníase, são frequentemente causa de comichão, ardor e corrimento espesso com mau cheiro. Assim, se suspeitar que pode ter uma infeção, é importante consultar um médico para obter o tratamento correto.

Como lidar com o desconforto vaginal?

A saúde vaginal é importante para o seu bem-estar geral e o desconforto causado por uma infeção ou irritação na vagina pode ter um enorme impacto na sua vida. Pode sentir-se preocupada com o problema, bem como com o desconforto dos próprios sintomas. Para ter a maior probabilidade de recuperação e aumentar a sua tranquilidade e bem estar, pode ir a uma farmácia ou a uma loja de saúde. Existem muitos medicamentos / produtos para aliviar a irritação e outros sintomas vaginais. Além disso, o seu farmacêutico poderá ajudá-la a determinar se será necessário ir ao médico.

Quais os melhores hábitos para uma boa saúde vaginal?

Mantenha-se limpa, lavando a sua zona vulvar (genitais externos) diariamente, mas evite usar sabão normal ou produtos perfumados. Existem produtos específicos de higiene íntima, desenvolvidos para respeitar a zona íntima feminina, e estes são a melhor escolha. Escolha roupa íntima de seda ou algodão em vez de sintética, e evite usar calças justas ou roupa apertada todos os dias. Deve trocar de penso higiénico e tampão frequentemente durante a menstruação / período para evitar o risco de infeções. Se frequentar casas de banho públicas, piscinas ou ginásios, preste ainda mais atenção à sua higiene íntima. Praticar sexo em segurança com preservativo é a melhor maneira de evitar infeções sexualmente transmissíveis e a dor e irritação vaginal associadas.