Saugella

O que é a menopausa e como poderá afetá-la?

Menopausa é um termo utilizado para designar alterações físicas pelas quais uma mulher passa no final do seu período reprodutivo. O início da menopausa é diferente para cada mulher, mas ocorre normalmente após os 45 anos.

Longe de ser uma ameaça futura, a menopausa é uma parte natural da vida de cada mulher e marca a transição da idade fértil para a fase conhecida como a meia idade. A experiência de cada mulher é diferente e são poucas as que passam por uma transição suave com poucos ou nenhuns sintomas de menopausa. Outras experimentam alterações físicas significativas, incluindo alguns efeitos colaterais desconfortáveis devido à queda dos níveis de estrogénio (hormona) que normalmente acompanha a menopausa.

Primeiros sinais da menopausa

Os primeiros sintomas da menopausa podem começar alguns anos antes da própria menopausa. A isso chama-se o período da perimenopausa, o qual é caracterizado por níveis mais baixos de estrogénio (hormona). Os primeiros sinais óbvios da menopausa podem ser menstruações / períodos, irregulares ou que falham, juntamente com afrontamentos. Um afrontamento pode ser descrito como uma súbita onda de calor na parte superior do corpo, que pode ser acompanhada de rubor e suor. À medida que as alterações progridem, outros sintomas podem ocorrer, como dores de cabeça, alterações de humor, cansaço, insónia, depressão e dores. Durante a menopausa, muitas mulheres têm secura vaginal - devido a alterações do epitélio vaginal e comichão em resultado de níveis mais baixos de estrogénio, o que pode ser desconfortável.

Como lidar com os sintomas da menopausa?

Alguns sintomas da menopausa são familiares, pois são semelhantes aos experimentados por mulheres que sofrem de SPM (síndrome pré-menstrual) todos os meses. Outros são diferentes e inesperados. Os afrontamentos, em particular, são inconvenientes e perturbadores e podem levar a constrangimentos e interrupção do sono. A secura vulvovaginal também é um sintoma desconfortável da menopausa. Se estiver com sintomas problemáticos, não cometa o erro de pensar que nada pode ser feito para aliviá-los, pois embora os sintomas da menopausa sejam naturais e comuns, é possível, em grande parte, tratá-los graças aos avanços da medicina moderna, recorrendo a ajudas como suplementos alimentares com fitoestrogénios de soja, cosméticos como cremes e géis e inclusivamente terapêutica hormonal de substituição (deve consultar sempre o seu médico antes de iniciar qualquer um destes tratamentos).