Saugella

O que é uma infeção fúngica e quais são os sintomas?

A Candida albicans é um fungo do tipo levedura que está sempre presente no ambiente vaginal e no intestino em pequenas quantidades. Uma infeção fúngica acontece em situações em que o crescimento de candida aumenta para níveis tão elevados que interfere no funcionamento normal do ecossistema vaginal.

As estatísticas sugerem que 3/4 de todas as mulheres já tiveram uma infeção fúngica em algum momento das suas vidas. Para aquelas que já passaram por isso, os sintomas da infeção fúngica são facilmente reconhecíveis. O principal sintoma de infeção vaginal é uma forte sensação de comichão que pode ser extremamente desconfortável e perturbador. A comichão é geralmente acompanhada por um corrimento leitoso, que faz lembrar leite coalhado, e uma sensibilidade da zona que pode causar sensação de ardor ao urinar e dor durante a relação sexual. As infeções fúngicas podem ser transmitidas aos parceiros sexuais; portanto, se estiver com uma infeção, será melhor consultar o seu ginecologista.
As infeções fúngicas são transmissíveis, mas não são classificadas como uma doença sexualmente transmissível, porque também podem ocorrer sem uma vida sexual ativa. Os antibióticos costumam ser um fator que desencadeia infeções fúngicas, pois têm o efeito de matar bactérias protetoras (Lactobacilos) da vagina e romper o seu delicado equilíbrio, permitindo que o fungo cresça descontroladamente. As infeções fúngicas também podem ser mais comuns em mulheres grávidas, devido a um alto nível de estrogénio que leva a um alto nível de glicogénio (“alimento” para bactérias e fungos), bem como em mulheres diabéticas e mulheres que tomam contracetivos orais (pilula).

Tratamento para infeções fúngicas

Como a levedura é um tipo de fungo, os tratamentos para a infeção fúngica envolvem geralmente a utilização de um produto antifúngico, que pode ser tomado por via oral ou aplicado topicamente (ou seja, creme, comprimidos ou supositórios) para aliviar a intensa comichão. Estes produtos estão disponíveis sem receita médica nas farmácias ou parafarmácias, mas a automedicação não é aconselhada. Existem também medicamentos sujeitos a receita médica tomados por via oral que podem ajudar a prevenir infeções fúngicas recorrentes. Algumas mulheres parecem ser mais suscetíveis a infeções fúngicas, mas as razões para isso não são totalmente compreendidas. Portanto, se suspeitar que possa estar suscetível a infeções, evite o consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar refinado, como refrigerantes e doces, ou com leveduras, como cerveja, vinho e pão. Estes alimentos podem aumentar o risco de desenvolver uma infeção fúngica.

Prevenção de infeções fúngicas

Após recuperar de uma infeção grave, proteger-se contra futuras infeções será, sem dúvida, uma prioridade. O fungo cresce melhor em ambientes quentes e húmidos, pelo que poderá contribuir para impedir que a candida cresça descontroladamente, reduzindo os níveis de humidade na região da virilha. Use roupa íntima limpa, de algodão, pois permite que a pele respire, e evite roupas sintéticas apertadas que possam reter a humidade. Pratique uma boa higiene na sua zona genital lavando com água e produtos especialmente adaptados para os cuidados de higiene íntima feminina, promovendo a atividade antimicrobiana natural e restaurando um pH ácido fisiológico. Evite produtos agressivos e perfumados, pois podem causar irritação e promover o crescimento de candida.