Saugella

Problemas vaginais durante a gravidez

A gravidez afeta cada mulher de maneira diferente. As alterações hormonais e físicas podem resultar em vários sintomas. Continue a ler para saber mais sobre os possíveis problemas que podem ocorrer durante a gravidez.

A gravidez é um período de significativas alterações no corpo. Embora nem todas as mulheres escolham engravidar e ter um bebé, ou possam fazê-lo, é algo pelo qual uma grande percentagem de mulheres passa. Consequentemente, existe uma grande variedade de sintomas e condições que podem ocorrer durante ou em resultado de uma gravidez. Alguns sintomas da gravidez, como enjoos matinais, náuseas ou fadiga, são comuns e relativamente inofensivos. Outros que ocorrem frequentemente, incluindo infeções bacterianas e por fungos, podem ter consequências mais graves para a saúde do bebé.

Vaginose bacteriana durante a gravidez

A vaginose bacteriana é uma infeção bacteriana vaginal que interrompe o equilíbrio do ecossistema vaginal e causa irritação na zona vulvovaginal. As mulheres afetadas também podem produzir um corrimento espesso, com “cheiro a peixe”. Durante a gravidez, a presença de vaginose bacteriana é problemática e tem sido associada a aborto espontâneo, parto prematuro e infeção pélvica. Se estiver grávida, a sua primeira prioridade é, evidentemente, o seu bebé e, portanto, deve ter o maior cuidado em manter a higiene íntima e evitar possíveis fontes de infeção, como a partilha de toalhas com outras pessoas. Se suspeitar que possa ter uma infeção bacteriana, é melhor consultar o seu médico o mais rapidamente possível, para que ele possa determinar o melhor a fazer, considerando o tipo de infeção, e a fase em que está a sua gravidez.

Outros tipos de desconforto vaginal durante a gravidez

O corpo é algo maravilhoso e a vagina, em particular, é capaz de manter-se limpa e resolver a maioria das situações em poucos dias. No entanto, durante a gravidez, o seu corpo está sob maior tensão e sofre flutuações hormonais que podem resultar em maior probabilidade de problemas vaginais, como infeções fúngicas. Outro sintoma que pode ocorrer em algumas mulheres é a secura vaginal no início da gravidez. É importante que consulte o seu médico antes de usar qualquer tipo de medicamento. O médico determinará a melhor solução para si e para a saúde do seu bebé.