Saugella

O que é a vaginose bacteriana?

Vaginose pode significar qualquer tipo de infeção vaginal, mas são muitas e variadas as causas dos problemas vaginais. Como o nome sugere, a vaginose bacteriana é uma infeção causada por valores demasiado elevados de um certo tipo de bactéria na vagina.

A vagina tem uma autorregulação eficaz e um mecanismo de defesa eficiente, através do qual um fluido ou um corrimento ligeiros transportam células mortas e bactérias indesejadas para fora da vagina. O ecossistema vaginal mantém um delicado equilíbrio entre bactérias benéficas e más, mas esse equilíbrio pode ser alterado por várias causas, resultando no crescimento excessivo de bactérias nocivas, como Gardnerella vaginalis, Escherichia coli, Prevotella e Mycoplasma hominis. A vaginose bacteriana é a infeção vaginal mais comum nas mulheres em idade fértil, e os sintomas podem incluir um corrimento fino de cor entre cinzento e branco, dor e comichão e um forte “cheiro a peixe”. Se tem sintomas, será aconselhável consultar um médico, pois os sintomas de vaginose bacteriana, infeções fúngicas e algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ser semelhantes, e aplicar um tratamento incorreto poderá, na verdade, agravar o problema. Por exemplo, tomar antibióticos pode eliminar uma infeção bacteriana, mas irá agravar a infeção fúngica.

Tratamento da vaginose bacteriana

Alguns casos de vaginose bacteriana podem não precisar de tratamento. Os sintomas são suficientemente ligeiros para serem ignorados ou pode não ter nenhum sintoma. Se tiver sintomas graves, poderá obter antibióticos mediante prescrição médica assim que o seu médico verificar que tem uma infeção bacteriana. O diagnóstico é feito pelo médico, fazendo perguntas e colhendo uma amostra de corrimento vaginal. O tratamento com antibióticos pode ser realizado sob a forma de comprimidos para engolir ou cápsulas que podem ser inseridas diretamente na vagina. Se estiver grávida, os comprimidos são a melhor opção, no sentido de evitar qualquer risco para o bebé. A higiene íntima é também importante durante a vaginose bacteriana. Use apenas produtos para higiene íntima apropriados, com ingredientes suaves e com propriedades antimicrobianas naturais como complemento do tratamento.

A mulher e a vaginose bacteriana

Os sintomas da vaginose bacteriana são comuns e fáceis de tratar, mas é claro que é melhor não ter nenhum sintoma. Poderá minimizar o risco de contrair esta condição cuidando da sua higiene íntima quando frequenta o ginásio, piscinas e casas de banho públicas, e tendo relações sexuais de forma segura (use preservativos). Se estiver grávida e tiver uma infeção vaginal, isso pode causar complicações no nascimento e na saúde do seu bebé. Por isso, discuta a melhor opção de tratamento com o seu médico.